sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Jacques Pena assume presidência e defende BRB como banco público



Aprovado pelo plenário da Câmara Legislativa e pelo Banco Central - preceitos necessários para a condução de uma instituição financeira -, Jacques de Oliveira Pena foi empossado no cargo de presidente do BRB na manhã desta quarta-feira (1º). Ele substitui Edmilson Gama da Silva à frente do banco.

O cargo foi transmitido pelo presidente em exercício Alair Martins Vargas, e simbolicamente ratificado pelo cumprimento do candidato aprovado em primeiro lugar do concurso de 2011 do banco, Thiago Alberto Ferreira Adnet, empossado em 9 de janeiro deste ano.

Concorrida, a cerimônia contou com a presença do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, de secretários de governo, de deputados federais e distritais, de lideranças políticas e da sociedade civil, do presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Rodrigo Britto, e do secretário-geral da entidade, André Nepomuceno. A Contraf-CUT foi representada pelo secretário de Organização do Ramo Finaneiro, Miguel Pereira. Expressivo número de funcionários do BRB também compareceu ao evento.

Em seu pronunciamento, Jacques Pena disse que pretende fortalecer ainda mais o BRB como banco público e agente de desenvolvimento do DF e do Entorno, buscando ampliar a atuação no Centro-Oeste. Disse ainda que trabalhará de forma colegiada, liderando o conglomerado rumo a novos desafios do presente e do futuro.

"O BRB não está à venda e esta hipótese não está na agenda de seu acionista controlador, o Governo do Distrito Federal. Nossa missão é dar continuidade ao soerguimento do banco e à valorização dos funcionários", garantiu.

Na ocasião, o Sindicato solicitou uma reunião com o novo presidente do BRB para dar as boas-vindas e tratar de assuntos de interesse dos funcionários do banco. O novo presidente se comprometeu a agendar o encontro o mais breve possível.

"O novo presidente do BRB, Jacques Pena, conhece bem a realidade da categoria bancária. Nossa plena expectativa é de um a diálogo maduro e respeitoso, que resulte na valorização dos funcionários e no fortalecimento do BRB", afirmou André Nepomuceno.

Quem é Jacques Pena

Mineiro de Caratinga, o novo presidente do BRB é funcionário aposentado do Banco do Brasil, foi secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Brasília (1992 a 1995), membro do Conselho Deliberativo da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil - Previ (2000 a 2004), presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília (2001 a 2003) e presidente da Fundação Banco do Brasil (março de 2003 a maio de 2010).

Formado em administração pública e de empresas e história, também foi administrador da região administrativa de Samambaia durante a gestão de Cristovam Buarque. Cidadão honorário de Brasília, Pena mora na capital federal há 32 anos.

Jacques Pena ocupou ainda os cargos de chefe da Casa Civil e de secretário de Desenvolvimento Econômico no governo Agnelo Queiroz.


Fonte: Seeb Brasília com Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário